Viagens

Argentina: muito além do tango e do futebol

Tango, vinho, futebol e alfajores, são os regalos com os quais nos brinda nossa irmã, Argentina. Conhecida principalmente pela rivalidade esportiva, é um destino amado pelos brasileiros, pelo seu ar europeu e sendo tão pertinho da Terra Brasilis. Suas principais cidades têm ótimos restaurantes, parques e lojas charmosos, com preços justos.

Em Buenos Aires, se pode assistir a uma partida entre River Plate e Boca Juniors ou algum clássico local e entender a “religião” futebol desse país. Ainda na Capital, em qualquer restaurante de Palermo, é possível encontrar uma das melhores carnes que se pode provar na vida.

Buenos Aires

Na região de Mendoza, estão algumas das melhores vinícolas americanas e a possibilidade de explorar o Cerro Aconcágua, a montanha mais alta do mundo, fora do continente asiático. Viajando um pouco mais ao sul, se chega à Patagônia, que traz a fascinante combinação de neve e frio.

mendoza

Bariloche e Las Leñas contam com ótimas pistas de esqui ou percursos de canoagem, dependendo da estação em que se viaje. Quem quiser também pode aproveitar os esportes ao ar livre, marcos de El Calafate e sua exuberante paisagem invernal.

Los-Glaciares

Não deixe de lado a geleira Perito Moreno e as montanhas de El Chaltén, do Parque Nacional Los Glaciares, consideradas patrimônio da humanidade. E, em Ushuaia, se tem o prazer de encontrar pinguins, orcas e leões-marinhos, fazendo pose para a alegria dos fotógrafos e amantes da natureza.

patagonia

A grande maioria dos brasileiros conhece muito do país ainda na Capital, através dos pacotes de viagem de até uma semana, oferecidos por agências. É tempo suficiente para conhecer bem a cidade mas, em um fim de semana já se pode ter o gostinho da vida de Buenos Aires.

E não se pode esquecer das províncias de Corrientes e Misiones, fronteira com o Brasil, que têm, entre as atrações, a parte argentina das cataratas de Foz do Iguaçu e das missões jesuíticas.

missiones

Dicas para aproveitar a viagem:

  • Tirar fotos da fauna marinha do Atlântico Sul em Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia;
  • Caminhar no glaciar Perito Moreno, em El Calafate, e conhecer os picos de granito em El Chaltén;
  • Provar vinhos em Mendoza e Salta;
  • Degustar um autêntico asado nos campos do interior;
  • Apreciar os ares de Cordoba;
  • Se hospedar em um resort de esqui.

cordoba

Como chegar: Voos diretos do Brasil para a Argentina pousam no Aeroporto Internacional de Ezeiza, a 35 quilômetros de Buenos Aires, e também no Aeroparque Jorge Newbery, próximo ao centro da capital. A Aerolíneas Argentinas e a TAM têm voos diários saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A Gol também opera voos diários de São Paulo e Porto Alegre. A Lan Airlines tem duas partidas por dia dia a partir da capital paulista.

Em Ezeiza há táxis, micro-ônibus e ônibus – a linha 8 vai para o Centro, mas com espera longa e até as 23h apenas. Em Buenos Aires, as passagens podem ser pagas apenas com moedas (pesos argentinos). Você também pode optar pelos remises, táxis especiais que cobram um preço fixo para levar os passageiros a um destino determinado.

Circulando: A Ruta 40 corta a Argentina por cerca de 5 mil quilômetros, paralela à Cordilheira dos Andes. O país conta com rodovias secundárias, mas a situação varia bastante. Nas regiões montanhosas é preciso ter experiência em dirigir na neve. Para dirigir na Argentina, basta apresentar a habilitação brasileira.

Os trens são, normalmente, mais baratos apesar de haver poucas linhas. E também é possível atravessar o Rio da Prata de barco e esticar a viagem até o Uruguai. Saem barcos do porto de Buenos Aires para Colonia Del Sacramento e Montevidéu, diariamente pela Buquebus. Você pode escolher uma viagem rápida ou lenta, apreciando a vista.

Informações: antes de embarcar, é bom dar uma checada no site oficial do governo Turismo Argentino, www.turismo.gov.ar. Se você vai a Buenos Aires, o serviço oficial de informações turísticas se faz através do telefone 0800 999 2838.

Gostaram??

Fique por aqui, e viagem com a gente!

OBS: Se vocês tiverem interesse em algum destino especifico, encaminhem suas sugestões por aqui ou por e-mail ok? Aguardo

Super beijo Juh Veiga!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*