Matchá : o chá super poderoso

Matchá

Queridinho entre os amantes de chás, o chá verde tem seu merecido destaque. O que muitos não sabem é que além do chá verde, também existe o super poderoso Matchá!

MARCELA

Tanto o chá verde quanto o Matchá são originados da mesma planta, a Camellia sinensis. Seus principais compostos são polifenóis, aminoácidos, minerais, vitaminas e metilxantinas como por exemplo a cafeína. Seus benefícios para a saúde são comprovados com efeitos preventivos e/ou de tratamento em doenças como obesidade, hipertensão, resistência à insulina, diabetes e até câncer.

Quando comparado ao chá verde, o matchá nada mais é do que um chá verde 15 vezes mais potente e saboroso. Ele apresenta maior atividade antioxidante, maior quantidade de polifenois e um sabor mais leve devido a uma maior quantidade de aminoácidos, em especial a L-teanina.

Sua produção é diferenciada desde a colheita até a finalização, resultando em um pó verde vivo, brilhante, porém mais caro. Alguns estudos relatam uma possível hepatotoxicidade com o uso exacerbado de catequinas. Por isso, nada de consumi-lo de forma exagerada.

E atenção! Indivíduos com problemas gástricos devem ficar atentos devido ao alto conteúdo de taninos e ácido clorogênico presentes nas preparações. Também pessoas com alterações cardiovasculares graves, epilepsia, insônia, gestantes, lactantes, crianças, portadores de desordens tireoidianas e anemias microcísticas devem evitá-los. Na dúvida, procure sempre um profissional capacitado para conhecer sua individualidade bioquímica e melhor orientá-lo.

Ambos podem ser consumidos na tradicional forma de chá, adicionados em sucos, shakes e outras preparações ou na forma de cápsulas prescrito por um profissional.

Na forma de chá, o chá verde pode ser preparado usando 1colher de sopa para 1 litro de água quente (não fervida). Deixe em infusão por 3 minutos, coe e pronto.

Já o matchá é preparado utilizando-se 1 grama do pó para 100 ml de água quente (não fervida). Misture bem e pronto.

CHÁ

Graças a sinergia entre a cafeína e as catequinas presentes tanto no chá verde como no Matchá, a lipólise (queima de gordura) e a termogênese (aumento do metabolismo) são estimuladas, o que acaba por favorecer a redução de peso corporal.

Aproveitem todas essas maravilhas e não percam a chance de experimentá-las!

bjs

Foto de perfil de Marcella Anversa
Nutricionista, Pós Graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional-Divisão de Ensino e Pesquisa(VP/RJ) e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

Deixe seu comentario !

Pular para a barra de ferramentas