Você Sabe Identificar Se Um Alimento é Saudável pelo Rótulo?

By Marcella Anversa

Rótulo nos Alimentos
 

Não é novidade para ninguém que muitos alimentos considerados “saudáveis” são na verdade verdadeiros vilões.

Nos dias de hoje, é tanta correria e falta de tempo que estamos nos alimentando mais e nos nutrindo menos. Infelizmente o consumo regular de alimentos naturais está sendo substituído pelo consumo excessivo de produtos alimentícios. O ideal seria nos programarmos e prepararmos a maioria das nossas refeições, mas como infelizmente outras prioridades precedem a razão alimentar, que façamos, pelo menos, escolhas certas!

Mas como saber se um alimento é realmente saudável? A resposta é simples e toma apenas alguns minutinhos do seu tempo. É só ler e entender o rótulo.

Trata-se de um hábito quase inexistente para a maioria das pessoas. Muitas vezes somos reféns de uma embalagem atraente, promessas em propagandas de TV, revistas e outros veículos de informação ou até mesmo na própria embalagem do produto.

Vamos a algumas dicas para vocês não caírem em armadilhas!

Leiam os ingredientes! Todos vem em ordem decrescente, ou seja, os itens usados em maior quantidade vem primeiro. Fiquem com um pé na frente e outro atrás com nomes estranhos e que seus avós não entenderiam.

NÃO foquem nas calorias! É isso mesmo! De que adianta um produto hipocalórico cheio de aditivos químicos? Foquem nos outros itens da Informação Nutricional como quantidade de gordura saturada, Trans ou vegetal hidrogenada e sódio (essas opções devem conter uma quantidade zero ou mínima). Vejam também se essas informações correspondem a porção do produto.

Outras dúvidas sempre existirão. Não hesitem em tirá-las com um profissional e adotem o hábito de ler o rótulo. Planejem um pouco melhor o tempo e tentem preparar suas refeições o máximo que puder.

E não se esqueçam: os nutrientes executam todas as funções do nosso organismo e o ideal é obtê-los através dos alimentos. Quanto maior a variedade, maior a quantidade de nutrientes e fitoquímicos ingeridos.

Boa escolha a todos!

Rótulo nos Alimentos
 

 

Foto de perfil de Talita Alves
Jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios. Estudou na escola Wimbledon School em Londres.

Deixe seu comentario !

Pular para a barra de ferramentas