Beleza e Saúde

Desmistificando as dietas Detox!

By Marcella Anversa

Detoxificação, destoxificação, desintoxicação…Independente do termo utilizado, você sabe realmente o que isso implica? Se respondeu que é a eliminação de substâncias tóxicas do nosso organismo, acertou! Mas será que é tão simples assim? Todos podem fazer? Infelizmente, a resposta é não.

detox
Trata-se de um mecanismo eficiente e já presente em nosso metabolismo corporal, composto por algumas fases. Em cada fase nosso organismo utiliza enzimas e proteínas específicas para transformar “substâncias tóxicas” em uma forma química adequada para serem excretadas.

Um cuidado essencial, mas que muitos desconhecem, é que ao fazer uma dieta detox qualquer, você pode acabar por restringir demais a oferta de nutrientes e não consumir alimentos ou suplementos específicos para essa fase. Desta forma, o processo de destoxificação poderá reduzir ou até mesmo ser inibido. Se isso acontecer, muitas dessas toxinas não serão eliminadas de forma correta e continuarão no organismo, podendo se depositar em órgãos indesejados.

Portanto, quando pensar em detox, cuidado com determinadas substituições e propostas milagrosas. Opte por alimentos ou preparações que tenham um caráter detoxificante, mas que não sejam escolhas radicais e procure sempre um acompanhamento nutricional.

Para terminarmos com um toque de comemoração essa nova coluna de nutrição com todos os leitores e colaboradores do Le Monde Littah, gostaria de propor um brinde com um delicioso suco detox repleto de nutrientes.

– 1 rodela média de abacaxi
– ½ maçã
– Suco de ½ limão
– Gengibre (a gosto)
– 1/3 de pepino ou cenoura
– 1 folha de couve
– Salsinha e hortelã (a gosto)
– Aproximadamente 300ml de água ou água de coco
Bata tudo no liquidificador e tome em seguida!

Tim, tim!

suco-detox

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*