As terras místicas do Mato Grosso

As terras místicas do Mato Grosso by Juliana Veiga

Quem anda pelo centro oeste a procura de lugares para meditação e encontro com a natureza com certeza conhece Barra do Garças. Lá é a porta de entrada para o Parque Estadual da Serra Azul, dentro mística Serra do Roncador.

O parque é a principal atração da cidade. Cheia de cachoeiras, trilhas, grutas, sítios arqueológicos, flora e fauna nativas, Serra Azul ocupa 11 mil hectares repletos de contos fantásticos e mistérios. Barra do Garças é o centro geodésico do país e o portal de entrada para a Amazônia.

juliana veiga, jornalista, lemondelittah, blog, talita alves, colunistas, ribeirao preto, rio de janeiro

 

juliana veiga, jornalista, lemondelittah, blog, talita alves, colunistas, ribeirao preto, rio de janeiro.07jpg

Os passeios, feitos sempre com guias, têm parada no Mirante do Cristo, local onde se tem uma visão perfeita do encontro das águas do Garças e do Araguaia; e às cachoeiras mais belas da região: Maçonaria, do Cristal e do Pé-da-Serra.

Mas, fora do parque, encontramos várias comunidades esotéricas e tribos indígenas, sempre abertas a receber turistas. A região tem algumas particularidades que intrigam historiadores e geógrafos, uma delas é a Caverna dos Pezinhos, que é cheia de marcas de pegadas nas paredes e no teto.

Mato Grosso gruta

Mato Grosso Indios
Outro lugar fantástico é a Lagoa Encantada. Nunca se mediu ao certo sua profundidade e apesar das águas limpas, não tem peixes ou qualquer forma de vida. Ela também é alvo de estudos até hoje.

Lago Mato Grosso

Para quem gosta de se aventurar em cavernas, tem a Gruta Seca, um complexo de túneis que abriga, em uma de suas câmaras, mobiliário de pedra bem parecido com o usado hoje em dia, além de ser um local tomado por grandiosas estalactites e estalagmites.

Agora, quem não é fã do mundo sobrenatural, seus mistérios e lendas, pode aproveitar as praias de água doce formadas ao longo do rio Araguaia. Além de momentos de descanso, pode se praticar esportes náuticos e pesca, atividades muito procuradas por lá.

Praia Mato Grosso

Durante o inverno, período de seca da região, as praias ficam movimentadas por luaus e shows. E, sem muito esforço, se recebe a visita dos botos cor de rosa, moradores das águas encantadas do Araguaia.

Este mundo fantástico fica a 511km de Cuiabá, 430km de Goiânia e 880km de Campo Grande.  O principal acesso é feito pela BR 070, para quem vem de Cuiabá ou Goiânia e pela MT 100, para quem vem de Campo Grande.

As informações sobre a Cidade podem ser conseguidas pelo telefone (66) 3402-2000 ou pelo site www.barradogarças.com

Gostaram??

Aguardem mais destinos….

Vem viajar com a gente!

bjs Juh Veiga!

Foto de perfil de Talita Alves
Jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios. Estudou na escola Wimbledon School em Londres.

Deixe seu comentario !

Pular para a barra de ferramentas