Monte Verde, um pedacinho da Europa no Brasil!

Monte Verde, um pedacinho da Europa no Brasil by Juliana Veiga

Com a chegada do outono, começamos a pensar nos lindos lugares frios e em passeios românticos. Uma boa pedida é Monte Verde. Situada em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, se tornou famosa por reunir os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas com a tranquilidade de uma pequena cidade do interior. É uma ótima alternativa para quem procura o clima das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza, num cenário tipicamente europeu.

monte verde, lemondelittah, talita alves , juh veiga, turismo brasil

Espalhadas pelo vale e pelas encostas das altas montanhas da Mantiqueira, sempre em meio a muito verde, erguem-se as casas construídas em autêntico estilo alpino. No inverno, a névoa que encobre toda a região e a fumaça que sobe das chaminés tornam ainda mais vívida a impressão de que estamos em um pedaço dos Alpes.

O acesso precário, 30 quilômetros de asfalto em péssimas condições, manteve o ar rústico do distrito, mas não impediu o avanço das mordomias e dos bons serviços. Pousadas, hotéis-fazendas e restaurantes que capricham nas receitas tipicamente mineiras ou inspiradas na culinária européia dividem espaço com charmosas lojinhas de artesanato e de chocolates.

monte verde, lemondelittah, talita alves adsr , juh veiga, turismo brasil,

Ao longo da Avenida Monte Verde, calçada em paralelepípedos e ornada por araucárias, espalham-se lojinhas de chocolates, de artesanato e de muitas outras deliciosas lembranças que devem ser levadas para casa, como queijos, geléias, sabonetes e sais de banho. Nesse centro de compras estão o Shopping Celeiro, as galerias Suíça e Beija-Flor e o Boulevard Gressoney, com variadas opções.

Um passeio obrigatório para quem visita Monte Verde é percorrer os caminhos que levam aos mais altos pontos da serra; lá de cima se descortina uma paisagem magnífica. É impossível não se impressionar com a imponência do cenário e com o espetáculo visual proporcionado pela natureza.

monte verde, lemondelittah, talita alves adsr , juh veiga, turismo brasil,blog rio

Os caminhos rústicos de Monte Verde levam a destinos de grande beleza natural. Entre os passeios mais concorridos de Monte Verde estão as caminhadas até as montanhas. Para chegar lá sem se cansar muito, você pode subir de carro, da avenida principal, até o ponto onde começam as trilhas.

Contudo, para chegar a muitos desses lugares, é essencial um veículo com tração nas 4 rodas, além do acompanhamento de alguém que conheça a região.  Um dos passeios de jipe mais procurados é o city-tour, que leva aos principais pontos turísticos da vila.

monte verde, lemondelittah, talita alves , juh veiga, turismo brasil, blogger

As principais opções de lazer são o turismo ecológico e outras práticas esportivas ligadas à natureza são as grandes atrações locais. Visíveis da vila, as altas montanhas da Serra da Mantiqueira convidam o visitante para uma escalada. Mas, se você não quer tanta tranquilidade, não se preocupe: também existem atividades para quem precisa de adrenalina.

Há também passeios para outros destinos próximos, como a Cachoeira dos Pretos, São Francisco Xavier, Gonçalves e Campos do Jordão.  As agências fazem passeios de jipe mesmo naqueles dias chuvosos que parecem totalmente perdidos. Com chuva e barro, o passeio fica mais radical ainda.

monte verde, lemondelittah, talita alves adsr , juh veiga, turismo brasil,blog rio, ribeirao preto

Outra maneira emocionante de percorrer os terrenos acidentados da região é pilotando um quadriciclo. Esses potentes veículos superam facilmente qualquer obstáculo e garantem um passeio com muita aventura e adrenalina. São várias opções de intensidade para você escolher. Os passeios duram de 1 a 3 horas e são feitos quase sempre em grupos, com o acompanhamento de guias.

monte verde, lemondelittah, talita alves adsr , juh veiga, turismo brasil,blogeira

Como chegar: Os aeroportos mais próximos são de São Paulo e Guarulhos, a cerca de 167 quilômetros de Monte Verde. O acesso de carro é possível pela BR-381 (Fernão Dias) até Camanducaia. Da cidade ao distrito são 32 quilômetros em estrada asfaltada, mas acidentada. Apenas as empresas Cambuí (São Paulo) e Cometa (Belo Horizonte) têm ônibus direto para Monte Verde. O ideal é pegar conduções até Camanducaia ou Cambuí e então seguir para Monte Verde.

Mais informações pelo Portal de Monte Verde, (35) 3438-1620 ou pelo site http://www.monteverdetur.com.br  e http://www.guiamonteverde.com.br

Beijos Juh!

Foto de perfil de Talita Alves
Jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios. Estudou na escola Wimbledon School em Londres.

Deixe seu comentario !

Pular para a barra de ferramentas