Arquitetura Moderna e Contemporânea:Dicas incríveis para o seu projeto dos sonhos!

Oi gente,

Hoje iremos abordar tendência e sustentabilidade na arquitetura.E quem vai dar dicas preciosas é o arquiteto Rodrigo Marcondes Ferraz, do cogitadíssimo escritório FGMF de São Paulo.

Vocês escolhem onde querem dar um upgrade, em casa, no trabalho, escritório e etc. Afinal, essa equipe de arquitetos é fera em projetos inovadores e modernos!

Slide9Os três sócios da FGMF: Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz.

Rodrigo, arquiteto e sócio do escritório FGMF (Forte, Gimenes e Marcondes Ferraz), ressalta durante a entrevista, que eles projetam sonhos de todos os tipos: casas, apartamentos, clubes, fábricas, escritórios, prédios comerciais e entre outros. Na sua opinião, esta pluralidade de projetos é enriquecedora para o escritório.

O que é tendência neste mundo?

Seja lá qual for o projeto, a perspectiva e o propósito, o que está em alta hoje no imenso universo da construção é a tecnologia e a sustentabilidade, declara Rodrigo.

Vamos conhecer alguns projetos? Inspiração total para inovar!

Slide3

Casa Rex: Este projeto foi a reforma de uma casa antiga da década de 40 para transformá-la na sede de um importante escritório de design de São Paulo.

“Hoje há um uso maior de tecnologia, tanto nas construções (como elementos pré-fabricados, obras mais industrializadas, o que diminui a necessidade de mão de obra e garante melhor qualidade), quanto para o usuário na forma de gadgets, sistemas de automação, telas cada vez maiores, itens tecnológicos cada vez mais integrados e controlados com um Smartphone. Além disso, cada vez mais itens relacionados à sustentabilidade, como sistemas de reaproveitamento de água da chuva, painéis solares, etc, vão se transformando em requisitos básicos de qualquer projeto”, afirma Marcondes.

Slide2

Casa 4 x 30: O interessante neste projeto foi lidar com um terreno tão pequeno (4 x 30 metros). Foram necessárias soluções como a integração do dentro com o fora, materiais recicláveis e uma obra totalmente industrializada (construção seca).

Sustentabilidade é a base de todos os projetos da FGMF. E isso é sério. Porque neste assunto, há muito amadorismo e gente fala mas não faz!

“Normalmente, o que se vê por aí são adaptações de gadgets e sistemas sustentáveis para resolver problemas que a própria má arquitetura criou”, explica Rodrigo e acrescenta “Ou seja, a cada três ou quatro prédios daria para construir mais um se não houvesse tanto desperdício. O prédio é mal implantado, usa materiais que agridem o meio ambiente, são muito quentes no verão e gelados no inverno. E aí colocam um sisteminha de reaproveitar a água da chuva ou um ar-condicionado inteligente (que é assim chamado porque economiza um pouco de energia e custa bem mais caro) e chamam o prédio de sustentável”.

Para a FGMF, sustentabilidade é uma coisa mais ampla. Começa com a correta implantação do edifício no terreno, a atenção com a orientação das aberturas em relação ao sol e aos ventos para termos ambientes bem iluminados e ventilados. Eles utilizam, sempre que possível materiais reciclados ou recicláveis. E a partir daí, após uma arquitetura bem concebida desde o início, é possível contratar sistemas existentes, como aproveitamento de água de chuva, painéis solares, unidades de tratamento de esgoto, etc”.

Slide7

Edifício Corujas: Prédio de escritórios que fica pronto daqui dois meses na Vila Madalena, em São Paulo.O diferencial desse prédio é o fato de cada conjunto comercial (entre 80 e 150 m2 cada) contar com uma área de varanda coberta para reuniões ao ar livre e um terraço descoberto.

Slide5

Casa Natura: O primeiro de uma série de 70 edifícios de show room, convivência e espaços de treinamento para as consultoras que vendem os produtos Natura.

Slide4

BPGM: Projeto corporativo para um escritório de advocacia. Conta com uma grande biblioteca suspensa que ocupa o centro da laje do andar e todas as salas de reunião se dispõem ao redor desta estrutura.

Slide8

NA MATA Café: Badaladíssima casa noturna de São Paulo. Foi realizado uma intervenção geral no estabelecimento, deixando-o ainda mais interessante.

Assim como toda marca tem um estilo, o FGMF também tem o seu. Projetos contemporâneos, com bastante vidro, integração de áreas internas e externas e abundante iluminação natural. Essas são as marcas registradas do escritório que nunca trabalha com fórmulas, está sempre inovando e superando expectativas.

Slide6

Edifício Itaim: Projeto para um edifício de alto padrão numa das áreas mais valorizadas de São Paulo. A ideia foi criar um prédio com 17 coberturas.

Slide1

Casa na represa: A ideia foi aproveitar ao máximo essas características do local e fazer uma arquitetura de linhas contemporâneas que ao mesmo tempo se integrasse bastante com o terreno.

Resumo da obra (literalmente), a FGMF é uma empresa exemplo no campo da sustentabilidade e arquitetura. Perfeita para executar projetos incríveis, como aquele que vocês andam sonhando há anos.

E agora não faltam dicas para iniciar seu projeto não é mesmo?

Bjos, bjos!!

Foto de perfil de Talita Alves
Jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios. Estudou na escola Wimbledon School em Londres.

Deixe seu comentario !

Pular para a barra de ferramentas